Você é um condutor habilitado pelo Detran RN e quer saber quantos pontos tem na sua carteira de habilitação? Ou precisa se informar sobre a quantidade e os valores das multas que o seu veículo já recebeu? Ou então, quer fazer o pagamento do IPVA e não sabe como?

Essas e outras informações, você pode encontrar no site do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte.

Ao consultar os dados referentes à sua CNH ou ao seu veículo, você mantém o controle sobre a sua situação junto ao órgão de trânsito e se previne a fim de evitar débitos e até a cassação da carteira.

Agora, então, vamos conhecer as principais informações encontradas no site do Detran RN ― e que podem facilitar muito a sua vida.

O que o Detran RN faz?

Detran RN

O Detran RN é o órgão máximo de trânsito no estado do Rio Grande do Norte. Desse modo, sua atuação é regida pela legislação brasileira e pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a fim de exigir sua aplicação e cumprimento. Entre as suas principais atribuições, estão:

Publicidade

  • Cumprir e fazer cumprir as normas de trânsito;
  • Executar a fiscalização de trânsito e aplicar as penalidades previstas no CTB;
  • Licenciar veículos e expedir o Certificado de Registro e o Licenciamento Anual;
  • Controlar o processo de formação, reciclagem e suspensão de condutores;
  • Expedir a permissão para dirigir e a Carteira Nacional de Habilitação;
  • Promover ações de educação e segurança ao trânsito.

A fim de facilitar a vida do cidadão e melhorar seu atendimento, o Detran RN disponibiliza uma série de serviços em seu site. A seguir, você vai ver como acessar as informações mais procuradas sobre o Detran RN.

Consultar Pontos da CNH

Uma das informações mais requisitadas pelos condutores é a pontuação da CNH. Se alcançar 20 pontos dentro de um ano, a sua habilitação será suspensa por 6 a 12 meses, dependendo da gravidade das infrações. Além disso, nesse período, também terá o seu direito de dirigir suspenso.

Então, é importante acompanhar essa informação com o intuito de tomar cuidados extras quando estiver próximo da pontuação limite. Sendo assim, pode fazer essa consulta gratuitamente no site oficial do Detran RN:

1º Passo

Primeiramente, acesse o site do Detran, e clique em Consulta de Pessoas e Boletos

1º Passo Consulta de Pontos Detran RN

2º Passo

Em seguida, informe seu CPF e o número de registro da CNH. Depois marque a opção Não sou um robô e clique em consultar.

2 Passo Consulta de Pontos DETRAN RN

Detran RN Multas: Como Consultar?

Além de consultar a pontuação da CNH, também pode conferir a situação do seu veículo junto ao Detran RN. Tem multas registradas? Quando elas ocorreram? Quais já foram pagas? Quais ainda estão pendentes?

Todas essas informações podem ser encontradas online e gratuitamente no site oficial do Detran. Para isso, basta seguir os passos:

1º Passo

Primeiramente acesse o site do Detran e clique em Consulta de Veículos e Boletos.

1 Passo Consuta de Veículos Detran RN

2º Passo

Em seguida, informe a placa do veículo e o código Renavam (você pode visualizar esse código no documento do veículo). E então clique em consultar.

2 Passo Consuta de Multas Detran RN

Tire aqui suas dúvidas sobre as Multas de Trânsito!

Detran RN: Licenciamento e IPVA

O Licenciamento e o IPVA, além do seguro DPVAT, são as taxas que os condutores precisam pagar anualmente. O pagamento é pré-requisito para receber o Certificado de Licenciamento de Registro de Veículos (CRLV), que é um documento de porte obrigatório, emitido todo ano.

O Licenciamento é uma taxa de competência do Detran RN, que, em 2019, tem o valor de R$ 90. Já o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) é um imposto devido à Secretaria de Tributação do Rio Grande do Norte.

Além disso, o DPVAT é um seguro destinado a indenizar vítimas de acidentes de trânsito no Brasil. Ele é administrado pela Seguradora Líder, designada pelo Governo Federal, e os valores variam conforme o veículo.

Saiba aqui tudo sobre o DPVAT!

Neste link, você pode conferir o calendário de licenciamento para 2019 e as datas de vencimento, de acordo com o número final da placa do veículo.

Desde 2019, o Detran RN deixou de fazer o envio de carnê para as residências. Agora, é possível fazer o pagamento pessoalmente nas agências Pag Fácil (ao fornecer a placa do veículo e o Renavam), sem a emissão de boletos.

Caso queira pagar no banco da sua preferência, você deve emitir as guias no site oficial do Detran RN. Veja como:

  1. Primeiramente, você deverá fazer a consulta de veículo, igual no tópico anterior.
  2. Em seguida, acesse o serviço “Listagem de Débitos” e então selecione o pagamento que deseja fazer;
  3. Por fim, com as guias emitidas, realize o pagamento na rede bancária.

Posso parcelar os débitos com o Detran RN?

Se você conferiu que está em débito com o Detran RN, é preciso quitar as dívidas a fim de evitar complicações e liberar o seu veículo ao licenciamento.

Para isso, o órgão disponibiliza, desde 2018, o parcelamento de débitos referentes a taxas, impostos e multas. O cidadão pode parcelar o pagamento em até 12x no cartão de crédito (Visa, Master, ELO ou Hipercard), com acréscimo das taxas de serviço.

Para utilizar esse serviço, é preciso comparecer a uma das unidades de atendimento autorizadas pelo Detran RN.

Simulado Detran RN: Como Fazer?

Se você está no processo de obtenção da primeira habilitação, renovação ou reciclagem, precisa passar pelas aulas teóricas nos Centros de Formação de Condutores (CFCs) e, depois, pela avaliação dos conhecimentos.

A elaboração e aplicação da prova teórica é responsabilidade do Detran RN. Ela é composta de 30 questões de múltipla escolha, sendo que a aprovação exige o mínimo de 21 acertos, e você tem 1h para finalizá-la.

A intenção é avaliar os conhecimentos aprendidos nas aulas teóricas, que envolvem temas de legislação do trânsito, direção defensiva, primeiros socorros, funcionamento do veículo e meio ambiente e cidadania.

Então, se quer entender melhor como funciona a prova e se preparar à avaliação, vale a pena fazer simulados.

Basta informar o seu nome, CPF e o tipo de prova (1ª Habilitação, Renovação ou Reciclagem). Depois, o sistema disponibiliza 30 questões, semelhantes às que caem na prova, e inicia a contagem do tempo a fim de finalizar o teste.

Além disso, no nosso site você também encontra um Simulado da Prova do Detran RN. Clique aqui para fazer o simulado.

Faça agora o Simulado Detran RN e garanta a sua aprovação!

Enfim, tirou todas as suas dúvidas? Agora você já sabe como acessar as principais informações e serviços no site do Detran RN.

Isso tende a facilitar muito a sua vida, já que pode manter o controle sobre a sua situação e evitar problemas junto ao órgão de trânsito.

Veja aqui dicas para passar na prova do Detran!

Detran RN – Consulta de Pontos da CNH, Multas e IPVA
5 (100%) 1 vote[s]

Pin It on Pinterest