Detran MS – Como posso consultar pontos da CNH? Consigo saber se tenho multas de trânsito? Quando devo pagar o IPVA? Essas são algumas dúvidas comuns de qualquer motorista, mas as respostas podem variar conforme o estado do Brasil.

Neste artigo, então, vamos esclarecer as dúvidas ao estado do Mato Grosso do Sul, onde o órgão máximo de trânsito é o Detran MS.

Então, se já é motorista habilitado no Mato Grosso do Sul ou deseja tirar a sua CNH nesse estado, fique sabendo agora as informações mais importantes sobre o Detran MS. Portanto, acompanhe:

Veja também Como comprar um Carro novo com desconto!

Detran MS: o que é, o que faz

detran ms

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran MS) é o órgão máximo executivo de trânsito nesse estado.

Links Patrocinados

Sua responsabilidade é implementar a Política Nacional de Trânsito, de acordo com a legislação brasileira e com o que dispõe o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a fim de exigir o seu cumprimento no território de Mato Grosso do Sul.

Portanto, entre as suas principais competências, estão:

  • Cumprir e fazer cumprir as normas de trânsito;
  • Executar a fiscalização de trânsito e aplicar as penalidades previstas no CTB;
  • Licenciar veículos e expedir o Certificado de Registro e o Licenciamento Anual;
  • Controlar o processo de formação, reciclagem e suspensão de condutores;
  • Expedir a permissão para dirigir e a Carteira Nacional de Habilitação;
  • Promover ações de educação e segurança ao trânsito.

O Detran MS disponibiliza o atendimento ao cidadão com diversos postos em todos os municípios do estado. No site da instituição, é possível consultar informações e realizar algumas consultas que facilitam a vida de quem precisa verificar a sua situação junto ao órgão. Desse modo, a seguir, você verá algumas orientações de como fazer isso.

Consultar Pontos da CNH

O site oficial do Detran disponibiliza a consulta sobre a pontuação da sua CNH. Entretanto, é importante ressaltar que esse serviço está disponível online, no site oficial do Detran MS, sem qualquer cobrança de taxa.

A fim de consultar a pontuação da CNH, basta primeiramente, acessar o site do Detran e clicar em Pontuação CNH.

1 Passo Consuta de Pontos Detran MS

E em seguida, informar o seu CPF e o número de registro da CNH e clicar em consultar.

Então, ao acessar o serviço, você pode visualizar os dados e a situação da sua CNH. Estão discriminadas também as infrações registradas na sua carteira e a pontuação que elas geraram.

Acompanhe de perto essa informação a fim de saber se a sua CNH está próxima de ser suspensa. Se a soma alcançar 20 pontos no período de um ano, a sua habilitação será suspensa. Assim, perde o direito de dirigir por 6 a 12 meses, dependendo da gravidade das infrações cometidas.

Multas Detran MS

Além da pontuação da CNH, o site oficial do Detran MS também disponibiliza a consulta online e gratuita sobre as infrações relacionadas ao seu veículo.

A fim de consultar essa informação, é preciso, primeiramente acessar o site do Detran e clicar em Consulta Multas

1 Passo Consuta de Multas Detran MS

E em seguida informar a placa do veículo e o código Renavam. Esse código consta no documento do veículo (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo – CRLV). E então, clicar em consultar.

2 Passo Consuta de Multas Detran MS

Ao acessar o serviço, você pode ver os dados do veículo e as infrações registradas (data, local, valor e situação do pagamento).

É importante acessar esse serviço com o intuito de acompanhar a situação das multas registradas no seu veículo e controlar os débitos junto ao Detran MS.

Parcelamento de Débitos

Não pagar as multas por infrações de trânsito, taxas de licenciamento de veículos, IPVA e DPVAT pode deixar você em situação de débito com o Detran MS.

Se você quer saber a sua situação e verificar se deve algum valor ao Detran MS, o site oficial também disponibiliza a consulta de débitos de veículos. Para isso:

Primeiramente, acesse o site do Detran e depois clique em Consulta Débitos de Veículos.

1 Passo Consulta de Débito Detran MS

Em seguida, Informar a placa do veículo e o código Renavam e clicar em Consultar.

 

Se acaso tiver débitos pendentes, é necessário realizar o pagamento a fim de regularizar a sua situação.

Em 2018, o Detran MS lançou, em parceria com empresas credenciadas. Um programa de parcelamento que permite usar até três cartões de crédito a fim de quitar a dívida. Os valores podem ser parcelados em até 12 vezes e, se acaso o condutor opte por parcelar no cartão, terá o acréscimo dos encargos financeiros.

No entanto, o pagamento parcelado das dívidas ainda não está disponível no site do Detran MS. Dessa forma, é preciso ir pessoalmente a um dos pontos de atendimento na Capital ou no interior que tenham o guichê do programa.

IPVA, DPVAT e Licenciamento

O pagamento de IPVA, DPVAT e Licenciamento é obrigatório aos veículos do Brasil, inclusive do estado do Mato Grosso do Sul, e geralmente é feito no início do ano.

O IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor) é um imposto cobrado anualmente, de competência da Sefaz (Secretaria de Estado da Fazenda). Existem duas opções ao pagamento do IPVA no Mato Grosso do Sul em 2019:

  • Em parcela única, até 31 de janeiro de 2019, com 15% de desconto no valor apurado;
  • Ou em até cinco parcelas, sem desconto.

O governo do estado disponibiliza um site com informações sobre o IPVA. Nele, você pode consultar seus débitos, emitir o boleto ou pagar diretamente no Banco do Brasil, solicitar suporte técnico e tirar todas as suas dúvidas sobre o imposto.

O DPVAT, por sua vez, é o Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres, que é destinado a indenizar vítimas de acidentes de trânsito no Brasil. Os valores variam conforme o tipo de veículo.

O seguro DPVAT é administrado pela Seguradora Líder, designada pelo Governo Federal. A fim de realizar o pagamento, você deve emitir a guia de pagamento no site da seguradora.

Já o Licenciamento é a autorização anual que o seu veículo precisa para circular pelas ruas. A partir do pagamento, você recebe o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) em seu endereço. Esse é um documento de porte obrigatório e deve ser apresentado à autoridade de trânsito sempre que solicitado.

Para fazer o pagamento do Licenciamento, você deve emitir a guia de pagamento no site do Detran MS.

Simulado Detran MS

O Detran MS é o órgão responsável por preparar e aplicar a prova teórica no processo de obtenção da primeira habilitação, renovação da carteira ou autorização para conduzir ciclomotor. A função dessa avaliação é atestar os conhecimentos aprendidos nas aulas teóricas, realizados nos Centros de Formação de Condutores.

Como em todos os estados do Brasil, a prova tem 30 questões de múltipla escolha, deve ser realizada em 1h e exige o mínimo de 21 acertos para a aprovação.

As questões abordam conteúdos de legislação de trânsito, direção defensiva, primeiros socorros, meio ambiente e funcionamento do veículo.

Para testar o seu aprendizado e se preparar para a prova, você pode fazer o Simulado Detran MS específico. 

O site oficial do Detran MS não oferece um teste. Mas, em nosso site, oferecemos um simulado para o estado do Mato Grosso do Sul. Clique aqui para fazer o simulado.

Faça agora o Simulado Detran Mato Grosso do Sul e garanta a sua aprovação!

O órgão de trânsito de cada estado realiza uma prova diferente, mas o formato da avaliação e os conteúdos são os mesmos.

Pronto, agora que já sabe as informações mais importantes sobre o Detran MS e os serviços que ele disponibiliza. Pela internet, você pode consultar dados e realizar alguns serviços que facilitam muito a sua vida!

Nos avalie (:

Pin It on Pinterest