Consultar pontos da CNH, verificar multas de trânsito e pagar impostos são tarefas comuns a condutores e proprietários de veículos. Mas, para tudo isso, não é mais necessário ir pessoalmente aos postos de atendimento. Em Pernambuco, o Detran PE oferece esses serviços de forma online e gratuita.

Se você é motorista habilitado ou tem veículo registrado em Pernambuco, saiba agora como fazer isso. Vamos mostrar os principais serviços que o site e o aplicativo do Detran PE oferecem a fim de facilitar a vida do cidadão. Portanto, acompanhe:

Clique aqui para as Informações do Detran de Outro Estado!

Detran PE: o que esse órgão faz

O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco é o órgão máximo de trânsito do estado, responsável pela administração e fiscalização. Sua função é cumprir e fazer cumprir as normas brasileiras, especialmente o Código Brasileiro de Trânsito (CTB). Estas são as suas principais atividades:

  • Executar a fiscalização de trânsito e aplicar as penalidades previstas no CTB;
  • Licenciar veículos e expedir o Certificado de Registro e o Licenciamento Anual;
  • Controlar o processo de formação, reciclagem e suspensão de condutores;
  • Expedir a permissão para dirigir e a Carteira Nacional de Habilitação;
  • Promover ações de educação e segurança ao trânsito.

Serviços disponibilizados

O Detran Pernambuco tem sua sede em Recife, mas também conta com postos de atendimento nas cidades do interior do estado. A instituição também oferece diversos serviços online e gratuitos. A intenção é facilitar o acesso pelos cidadãos, além de agilizar o atendimento e otimizar a operacionalização do órgão.

Para isso, basta acessar o site (www.detran.pe.gov.br) ou o aplicativo DETRAN-PE Mais Fácil (disponível a iOS e Android). Estes são alguns dos serviços disponibilizados nesses canais:

Links Patrocinados

  • Consultar os pontos da habilitação;
  • Saber da situação do licenciamento anual do veículo (valores, parcelas, pagamentos);
  • Consultar protocolos (andamento de processos);
  • Fazer agendamento de serviços de habilitação;
  • Acessar a Ouvidoria e fazer suas sugestões e reclamações;
  • Ver todos os pontos de atendimento (endereço);
  • Verificar valores dos serviços;
  • Consultar multas (infrações de trânsito), valores e pontuação;
  • Conhecer as campanhas do DETRAN-PE.

A seguir, você vai ver as orientações a fim de consultar as informações mais procuradas no Detran PE.

Consultar Pontos da CNH

A consulta de pontos da Carteira Nacional de Habilitação é um dos serviços mais requisitados no Detran PE. A fim de manter a regularidade, é preciso ficar abaixo do limite de 20 pontos na CNH dentro de um ano. Se acaso exceder esse limite, você pode perder o direito de dirigir por seis meses a um ano e ter a sua carteira suspensa nesse período.

A consulta da pontuação da CNH pode ser feita no site ou no aplicativo do Detran PE.

Na página inicial do site, você vai encontrar uma área de consulta, com a opção “Habilitação” identificada pela cor laranja. No campo do formulário, basta preencher seu CPF e clicar em consultar a fim de ter acesso a todas as informações da CNH, como a pontuação, informações sobre emissão, prazo de validade, entre outras.

Consulta Pontos CNH Detran PE

No aplicativo DETRAN-PE Mais Fácil, basta clicar no menu “CNH” e informar os seus dados a fim de ter acesso às informações sobre a sua carteira.

Consultar Multas Detran PE

Acompanhar as infrações e multas de trânsito também é importante a condutores e proprietários de veículos. Afinal, é preciso saber se tem débitos junto ao Detran PE, que precisam ser regularizados a fim de obter o licenciamento anual.

A fim de verificar essa informação no site do Detran PE, você pode acessar a mesma área de consulta que mencionamos anteriormente. Dessa vez, no entanto, acesse a opção “Veículo”, identificada pela cor azul.

No campo do formulário, basta preencher a placa do veículo. Assim, terá acesso a todas as informações do veículo. Como infrações, débitos, multas, restrições e a emissão do documento de registro, por exemplo.

Consulta Multas Detran Pernambuco

Se acaso preferir, também pode acessar diretamente o link para consultar placa. Ou então emitir o extrato geral e extrato detalhado de débitos do veículo.

No app DETRAN-PE Mais Fácil, deve clicar no menu “Veículos” ou em “Multas” e informar a sua placa a fim de acessar as informações.

Veja aqui tudo sobre a CNH Social!

IPVA e Licenciamento

O licenciamento anual é obrigatório a todos os veículos registrados no Brasil, com o objetivo de obter a permissão para circular em território nacional. A fim de obter o licenciamento, é preciso quitar todos os débitos com o Detran PE, que incluem:

  • Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA);
  • Taxas de bombeiros e de licenciamento;
  • Multas de trânsito vencidas;
  • Seguro obrigatório para vítimas de acidentes de trânsito em território nacional (DPVAT).

Ao Licenciamento 2019, o Detran realizou a entrega dos boletos com todos esses tributos na residência dos proprietários de veículos. Mas também é possível emitir as guias de pagamento e consultar as informações sobre o licenciamento no site do Detran, no link consultar placa.

O pagamento pode ser feito nas agências da rede bancária. Os clientes Banco do Brasil podem ainda quitar os débitos diretamente nos canais de atendimento do banco (aplicativo e terminais de autoatendimento, por exemplo), sem boleto ou códigos de barras.

Logo após o pagamento de todos os débitos, você pode solicitar a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). Esse documento é de porte obrigatório para os condutores de veículos em todo o território nacional.

A fim de solicitar a emissão, você pode agendar a entrega presencial pelo site (e retirar em um dos postos de atendimento). Ou então, outra opção é pagar a taxa de postagem, durante o processo de licenciamento, para receber o documento no seu endereço no prazo de 30 dias.

Simulado Detran PE

Durante o processo de obtenção da CNH, é preciso fazer uma prova teórica. A intenção é verificar o conhecimento apreendido nas aulas teóricas dos Centros de Formação de Condutores (CFCs). Os temas englobam os seguintes assuntos:

  • Legislação de trânsito
  • Primeiros socorros
  • Direção defensiva
  • Funcionamento do veículo
  • Meio ambiente e cidadania.

Essa prova é aplicada pelo Departamento Estadual de Trânsito. Em todos os estados, ela é constituída de 30 questões de múltipla escolha, exige 21 acertos à aprovação e deve ser finalizada em 1h.

Se você quer se preparar a essa avaliação, o site do Detran PE disponibiliza um simulador da prova. Primeiramente, deve baixar e instalar o arquivo no seu computador.

No entanto, se você não quiser baixar você pode fazer o Simulado do Detran PE que oferecemos em nosso site. Sendo assim, clique aqui para fazer o Simulado!

Então, o teste apresenta 30 questões, sorteadas aleatoriamente em um banco de questões distintas, que podem cair na prova teórica.

Enfim, agora você já sabe como consultar as principais informações com o Detran PE. Fique de olho na sua pontuação e nos débitos do veículo para manter a sua situação regular junto ao órgão. Agora você já sabe que essas informações estão facilmente acessíveis pela internet.

Veja também: Carros PCD – Descubra se você tem direito!

Detran PE Pernambuco – Consulta de Pontos da CNH, Multas e IPVA
3.6 (71.43%) 7 votos

Pin It on Pinterest