Você é motorista no estado do Piauí e quer saber todas as informações a respeito do Detran PI? Nós sabemos o quanto é importante estar antenado (a) sobre o funcionamento das regras locais e por isso preparamos este post.

Afinal, além do IPVA estar em dia, é necessário monitorar seu comportamento no trânsito e estar sempre atualizado.

Dessa forma, reunimos as questões mais essenciais para condutores piauienses nesta publicação. Veja, então, como consultar pontos da CNH, as multas emitidas pelo Detran do Piauí e proceder em relação ao seu IPVA.

Boa leitura!

Detran PI: Como consultar veículos e pontos da CNH

Fazer isso, atualmente, é muito simples. Assim, basta acessar o site do Detran do Piauí, inserir os seus dados e pronto. No portal, há uma janela indicativa para a consulta logo na página inicial.

Publicidade

Consulta Pontuação CNH Detran PI

Assim, preencha as lacunas necessárias, clique em “Consultar” e verifique todas as informações sobre o seu veículo e CNH ali mesmo. Fácil, não é?

Com a digitalização das informações do Detran Piauí, os motoristas ficaram livres de toda burocracia anterior para fazer essas checagens. Sendo assim, utilize essa vantagem sem moderação.

Contudo, lembre-se de sempre aplicar uma direção segura.

Respeitar as placas e indicadores de velocidade são as melhores alternativas a fim de evitar infrações ou problemas mais sérios. Pense nisso!

Detran PI: multas

O procedimento acima também é válido a fim de conferir multas e débitos pendentes. Mas, para isso, os proprietários de automóveis do estado do Piauí precisam utilizar outro link de acesso.

Assim, na página inicial do Detran PI clique em Emissão de Taxas. Logo depois, irá abrir uma nova página. Então, nessa página clique em Multas.

Passo 1 Consulta Multas

Além disso, também é preciso que você tenha os dados da placa e do Renavam do seu carro em mãos e insira-os nos campos indicados.

Passo 2 Consulta Multas Detran PI

Em seguida, você será redirecionado a uma nova página com todas as infrações e seus respectivos valores. Por essa aba você ainda pode emitir as guias e boletos de pagamento.

Já a quitação dos valores pode ser feita da maneira como preferir. Por aplicativo ou site do seu banco são boas e rápidas alternativas.

Veja aqui como funciona o Recurso das Multas de Trânsito!

Licenciamento e IPVA no Detran Piauí

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é uma cobrança anual aplicada em todos os estados brasileiros. No entanto, os valores são diferentes em cada região, cujas regras e leis também variam.

Além disso, vale ainda lembrar que o pagamento do IPVA é obrigatório no Brasil. Por isso, fique atento (a). Já que sem a contribuição é impossível receber o licenciamento atualizado do seu carro e ainda ser penalizado (a) com a apreensão do veículo. Sem contar a inserção do nome em dívida ativa.

E você não querer ficar em débito com o Governo, não é mesmo? Portanto, continue a leitura e saiba como evitar esse problema.

Como verificar os débitos do IPVA?

O site do Detran Piauí disponibiliza as informações, débitos e calendário de pagamento a fim de que você não perca nada. Sendo assim, com poucos cliques você já poderá fazer sua programação. Portanto, veja os passos:

1º Passo

Primeiramente, acesse o site do Detran PI e clique em Emissão de Taxas. Logo depois, irá abrir uma nova página. Então, nessa página clique em Licenciamento.

1 Passo Licenciamento Detran PI

2º Passo

Em seguida preencha as informações solicitadas (placa, renavam e ano). Analise com atenção os dados exibidos para o ano em questão.

2 Passo Licenciamento

Como pagar o IPVA do Detran PI?

Uma informação muito importante, por exemplo, é o calendário de pagamento divulgado pelo Detran do Piauí. Nele, você irá encontrar as datas disponíveis para o pagamento do seu imposto.

A quitação pode ser feita de uma das duas maneiras: por cota única ou parcelada em até três vezes.

E, em cada uma das formas, o sistema mostrará datas distintas. Com isso, sempre acesse o site do órgão e faça seu planejamento de modo que não perca o dia exato da opção escolhida.

Terminada essa etapa, você poderá imprimir os boletos no próprio site do Detran Piauí.

Já o pagamento pode ocorrer em qualquer agência bancária, internet banking ou aplicativo do banco no qual você mantém conta corrente. Aqui, uma boa solução para não esquecer é já deixar o débito agendado.

Como o valor do IPVA é calculado?

Leva-se em consideração o valor venal do automóvel, ou o preço atribuído a ele pelo Poder Público (diferente do que é pedido na venda), suas características, categoria e ano de fabricação.

Quanto à arrecadação dessas quantias, elas são distribuídas entre o município onde o carro foi emplacado e o estado.

Nesse caso, o estado deve utilizá-las conforme as diretrizes estabelecidas pela Secretaria da Fazenda. Seja para manutenção das estradas e rodovias, construção de espaços públicos, entre outros.

Recapitulando + dados extras

  • Para consultar veículos e pontos da CNH: Acesse o site do Detran Piauí, insira as informações nos campos indicados e veja suas informações na tela.
  • Para multas e demais infrações clique aqui. A impressão dos boletos e feita pelo mesmo local. Pague em qualquer agência bancária, internet banking ou aplicativo do seu banco.
  • Para o licenciamento e IPVA neste link. Lembre-se da atenção redobrada às datas escolhidas para pagamento. Fique atento (a) a isso e evite problemas futuros.
  • Tem alguma dúvida sobre qualquer uma das questões acima ou outra? Acesse o FAQ do Detran Piauí neste link.
  • Outra opção é entrar em contato pelos seguintes telefones: Detran-PI Espaço da Cidadania: (86) 3216-2880, Posto Francisca Trindade: (86) 3216-2283 e Posto Terra Querida (Automall): (86) 3232-7681.
  • Para demais assuntos procure a unidade mais próxima da sua residência. Veja todas as unidades de postos e Ciretrans do estado aqui.

Veja aqui como fazer a CNH sem pagar nada através do Programa CNH Social!

Bônus: Simulado do Detran Piauí

Apesar da informatização da maioria dos dados e funções, o Detran Piauí ainda não disponibilizou um simulado online a quem quer tirar ou renovar sua Carteira Nacional de Habilitação.

Mas, mesmo assim, os candidatos podem treinar para a prova teórica que possui 30 questões (das quais, é preciso acertar 21 para ser aprovado (a). Basta se dirigir a uma unidade mais próxima para realizar o teste.

Ou então, em nosso site nós oferecemos um simulado do Detran PI.

Os temas abordados giram em torno das legislações e regras de trânsito, direção defensiva, noções de primeiros socorros e etc. Informe-se corretamente junto a sua autoescola e boa sorte!

Conclusão

Esperamos que este conteúdo tenha lhe ajudado a evitar débitos ou problemas futuros junto ao Detran Piauí. E, caso precise de alguma orientação adicional, conte conosco!

Um grande abraço e até a próxima publicação.

Veja aqui sobre o Detran de outros estados!

Nos avalie (:

Publicidade

Pin It on Pinterest

Publicidade