Você é mato-grossense e precisa consultar a pontuação da CNH, saber se tem alguma multa ou pagar o IPVA? Saiba que não é preciso ir pessoalmente até o Detran MT. O órgão disponibiliza esses e outros serviços pelo site, o que facilita muito a vida do cidadão.

O Departamento Estadual de Trânsito do Mato Grosso é o órgão máximo executivo de trânsito no estado. É ele que fiscaliza trânsito, concede a habilitação para dirigir e licencia os veículos registrados no Mato Grosso. Por isso, é com o Detran MT que você se informa sobre a sua situação e, quando necessário, regulariza a sua carteira e o seu veículo.

Então, trouxemos nesse artigo as informações mais procuradas junto ao Detran MT, que em geral podem ser resolvidas pela internet. Portanto, confira:

Detran MT: o que é, o que faz

O Detran MT é o órgão do Poder Executivo Estadual responsável pela administração e fiscalização de trânsito no Mato Grosso. Assim, sua função é seguir a legislação brasileira de trânsito, em especial o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que rege a sua atuação. Entre as suas principais atribuições, estão:

  • Cumprir e fazer cumprir as normas de trânsito;
  • Executar a fiscalização de trânsito e aplicar as penalidades previstas no CTB;
  • Licenciar veículos e expedir o Certificado de Registro e o Licenciamento Anual;
  • Controlar o processo de formação, reciclagem e suspensão de condutores;
  • Expedir a permissão para dirigir e a Carteira Nacional de Habilitação;
  • Promover ações de educação e segurança ao trânsito.

O Detran MT tem sua sede em Cuiabá, mas presta atendimento em diversas cidades em todo o estado, por meio de suas agências e núcleos de atendimento. Alguns serviços, no entanto, estão disponíveis pelo site do Detran MT. Então, a seguir, você vai ver como acessar esses serviços.

Publicidade

Consultar Veículos e Pontos da CNH

A consulta da pontuação da CNH é essencial a fim de acompanhar a regularidade da sua carteira de motorista. Uma vez que caso exceda o limite de 20 pontos dentro de 1 ano, a sua habilitação é suspensa por 6 a 12 meses, e perde o direito de dirigir nesse período.

Sendo assim, essa é uma das informações mais requisitadas pelos condutores. Essa consulta pode ser feita gratuitamente no site do Detran MT, no formulário disponível na página inicial, em “Consulte Sua Habilitação”.

Basta preencher o seu Renach e CPF. Se não sabe o seu Renach, basta conferir a sua CNH: o código está localizado no verso, logo abaixo da data de emissão do documento. Ele é precedido pelas duas letras que identificam o estado em que foi emitida a CNH e é formado por 9 números.

Consulta Pontos CNH Detran MT

Ao conferir a sua pontuação, se estiver perto de alcançar o limite de pontos, tome cuidados extras na direção a fim de evitar os prejuízos.

Confira aqui mais sobre a pontuação da CNH!

Detran MT Multas

A consulta de multas também é uma das informações mais buscadas pelos condutores no site do Detran MT. É importante conferir como está a situação do seu veículo a fim de saber se tem débitos junto ao órgão de trânsito.

A fim de realizar essa consulta, o Detran MT também disponibiliza um formulário na página inicial, em “Consulte Seu Veículo”. Você deve informar a Placa e o Renavam do veículo. Se não sabe o Renavam, consulte o documento do veículo ― o código está na parte superior.

Consulta Multas Detran MT

Ao acessar o serviço, você verá todas as infrações registradas, com data, local, valor e situação do pagamento.

Veja também como funciona o recurso de multas de trânsito!

Detran MT: Licenciamento e IPVA

O licenciamento é o processo pelo qual todos os veículos devem passar anualmente, com o objetivo de obter a permissão para circular. Em 2019, a taxa de licenciamento junto ao Detran MT é de R$ 126,06.

É possível solicitar esse serviço em diversas unidades de atendimento, mas também emitir o licenciamento anual online. Você pode conferir todas as informações referentes ao licenciamento neste link.

Além da taxa de licenciamento, também é preciso pagar anualmente o DPVAT e o IPVA. DPVAT é o seguro que indeniza vítimas de trânsito por via terrestre, sem apuração de culpa, seja motorista, passageiro ou pedestre.

A fim de efetuar o pagamento do seguro DPVAT, insira a Placa e o Renavam no formulário “Consulte Seu Veículo”, na página inicial do site do Detran MT. Na área de débitos, você poderá emitir a guia de pagamento do seguro.

Veja aqui tudo sobre o DPVAT!

O IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) é um tributo estadual, que também deve ser pago todo ano. Você pode fazer a emissão da guia de pagamento pela internet e fazer o pagamento na rede bancária.

Logo após a quitação dos débitos referentes ao licenciamento, seguro DPVAT e IPVA, é emitido o Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV). Esse documento é obrigatório e válido em todo o território nacional.

Simulado Detran Mato Grosso: como fazer?

Você está no processo de obtenção da primeira habilitação, de renovação ou de reciclagem da CNH? Então, terá que passar pelo Exame Teórico do Detran MT.

Essa prova é aplicada logo após o curso teórico dos Centros de Formação de Condutores (CFCs). Ela é constituída de 30 questões de múltipla escolha, das quais é necessário acertar 21 a fim de obter a aprovação. A prova abrange os conteúdos das aulas teóricas, que envolvem legislação de trânsito, primeiros socorros, direção defensiva, funcionamento do veículo e meio ambiente e cidadania.

Se assistir a todas as aulas, estará bem preparado. Mas vale a pena se preparar a essa avaliação e conferir se está com todo o conteúdo na ponta da língua, não é? Para isso, você pode fazer um simulado da prova teórica pela internet.

O Detran MT não oferece um simulado oficial. Mas você pode fazer o de outros estados. No entanto, em nosso site nós oferecemos um simulado do Detran MT.

Enfim, agora você já esclareceu quais serviços o Detran MT oferece pela internet. É possível buscar uma série de informações e resolver pendências, sem precisar sair de casa. Assim, você consegue manter o controle sobre a sua situação junto ao órgão de trânsito e evitar qualquer problema.

Veja aqui dicas para passar na prova do Detran!

Nos avalie (:

Publicidade

Pin It on Pinterest

Publicidade