Tipos de CNH e o Que Cada Uma Permite
3.8 (76.67%) 6 votes

No Brasil existem 5 tipos de CNH – Carteira Nacional de Habilitação, e muita dúvida sobre o que cada uma realmente habilita, ou impede, o condutor de dirigir.

Publicidade

Essas informações são cobradas na prova do Detran, para conseguir a Carteira de Habilitação. Se preferir, teste seus conhecimentos no simulador depois de ler esta matéria.

Publicidade

Conhecendo os 5 tipos de CNH

Basicamente existem as categorias A, B, C, D e E. Um erro comum é associar cada categoria a um tipo de veículo. Infelizmente, essa associação é o que mais torna difícil o entendimento das categorias e suas regras especificas.

Categoria A – Posso conduzir somente motos?

Categorias de carteira de habilitação nacional A
Essa categoria se refere a veículos com 2 ou 3 rodas. Como mencionado anteriormente, essa categoria libera o condutor a dirigir motos, mas não é especifica para pilotar motos, mas engloba por exemplo, os triciclos e motos com sidecar (ou carro lateral) para carga ou passageiros.

Mas não inclui quadriciclos, pois eles têm 4 rodas. Viu como é importante fixar na mente a regra da categoria e procurar não associar a um veículo especifico?

Categoria B – somente carros de passeio estão nessa categoria?

Categorias de carteira de habilitação nacional B
A partir da categoria B, todas as outras incluem a anterior, exceto a categoria A. Esta já permite dirigir veículos com 4 rodas ou mais. Peso bruto total até 3.500 kg e com no máximo 8 passageiros, o motorista não entra nesta contagem. O veículo pode puxar um reboque, desde que o peso bruto total do carro e do reboque não ultrapasse os 3.500kg, limite dessa categoria.

Categoria C – saiba o que pode ser conduzido

Categorias de carteira de habilitação nacional C
Inclui tudo o que há na categoria B, mas elimina o limite de peso bruto total do veículo, podendo então ter qualquer peso. Mas só pode puxar algo com até 6.000kg de peso bruto total. O limite de passageiros segue o mesmo da categoria B, muda apenas o peso, e inclui uma regra diferente ao reboque.

Categoria D – o que difere da E?

Categorias de carteira de habilitação nacional D
A partir da categoria D não há mais limite de passageiros. Liberando pra dirigir ônibus por exemplo, onde se excede os 8 passageiros que tínhamos desde a categoria B. As outras restrições são iguais a categoria C.

Categoria E – a categoria mais alta

Categorias de carteira de habilitação nacional E
A mais alta categoria que temos na legislação brasileira, não tem restrições. Tanto de passageiros (como já se tinha na D), como de carga (como já se tinha desde a C). Mas agora também não há mais o limite de peso bruto total também do reboque, que o veículo pode puxar, podendo, inclusive ser mais de um reboque, sem problemas.

O que é peso bruto total?

Nos tipos de carteiras de habilitação muito se fala de peso bruto total, e deixa muitas pessoas em dúvida. O peso bruto total que a lei fala é a soma da tara, que nada mais é do que o peso total do veículo com o tanque de combustível cheio, estepe, macaco e tudo que compõe o automóvel, somado a lotação do veículo, onde se inclui o peso de passageiros e cargas. Então somando esses dois valores temos o peso bruto total.

 

Saiba como ter a CNH em seu celular

CNH Digital

Quanto tempo pra mudar minha CNH?

O tempo de espera para poder mudar entre os tipos de CNH depende muito de onde você esteja. Entre a A e a B não é necessário nenhuma espera, podemos até mesmo fazer as duas ao mesmo tempo na primeira habilitação. Da categoria B para a C tem que esperar um ano, de C pra D mais um ano e de D pra E não há espera se você vier da categoria C, pois se entende que a pessoa já tem um ano de experiência com veículos grandes. Também se pode pular categorias, da B direto para a D esperar 2 anos e da C direto pra E esperar um ano.

Pin It on Pinterest

Gostou? Compartilhe!