Você sabia que as novas regras de trânsito também mudaram significativamente o curso de reciclagem? Confira aqui todas as mudanças que já começaram a valer!
Esse programa tem o objetivo de reeducar quem cometeu alguma infração gravíssima e teve a sua CNH suspensa ou passou dos 30 pontos.
Quando concluído, a carteira é zerada e o motorista pode circular legalmente pelas vias do Brasil.
Para você não ficar desatualizado, preparamos um texto com tudo o que é preciso saber sobre o novo curso de reciclagem, confira!
Curso de Reciclagem: O que mudou?
Antes da nova lei entrar em vigor, os únicos que precisavam fazer o curso de reciclagem eram as pessoas que trabalhavam com o veículo e tinham a CNH nas categorias C, D ou E.
Agora, todos os condutores habilitados estão podem participar da reeducação para recuperar o direito de trafegar pelas vias brasileiras.
A participação é necessária quando a CNH é suspensa ou quando os condutores somarem uma pontuação entre 30 e 39 na carteira dentro de 12 meses.
Os prazos e as medidas foram alterados devido às novas leis de trânsito, os motoristas devem ficar atentos aos calendários e fiscalizar suas pontuações com cuidado.
As novas regras de pontuação serão atribuídas da seguinte maneira:
- 20 pontos caso cometa dois ou mais delitos gravíssimos
- 30 pontos se cometer um delito gravíssimo
- 40 pontos se não cometer nenhum delito gravíssimo.
Os condutores que trabalham de forma remunerada, a regra é de 40 pontos, independentemente dos delitos, tratam-se dos:
- Mototaxistas
- Caminhoneiros
- Motoristas de aplicativo
- Taxistas.
Esse programa pode ser considerado uma pena na qual os infratores devem cumprir para recuperar o direito de trafegar pelas vias do país.
Os condutores que cometerem algum delito gravíssimo são obrigados por lei a comparecer na reeducação.
As etapas de reeducação são simples e devem ser realizadas em órgãos responsáveis, como é o caso do Detran.
Entre os delitos que podem levar o condutor a participar da reeducação estão:
- Causar um acidente de trânsito
- Dirigir alcoolizado
- Dirigir com velocidade acima de 50% do limite da via
- Não prestar auxílio às vítimas de acidente de trânsito
- Qualquer delito gravíssimo
- Atingir mais de 30 pontos na CNH (nesse caso é opcional e não causa suspensão).
Esses são apenas alguns dos muitos exemplos que podem levar a suspensão da habilitação e participar da etapa de reeducação, confira no próximo tópico como funciona esse programa!
Como funciona?
Nesse programa, os condutores irão encontrar aulas semelhantes às da primeira vez em que tiraram a CNH, revendo assuntos como:
- Direção defensiva
- Primeiros socorros
- Legislação de trânsito.
Para se inscrever, o candidato deve apresentar o seu documento de identificação e preencher um formulário oferecido pela entidade de trânsito responsável.
No caso do estado de São Paulo, é possível fazer todo o agendamento e iniciar o processo através do aplicativo Poupatempo.
O programa conta com 30 horas de aula e deve ser feito de forma presencial e, em algumas localidades, pela internet.
Depois de cumprir todas as horas, é necessário fazer um exame avaliativo, precisando acertar no mínimo 70% das questões, caso reprove, é possível refazer o teste mais uma vez.
Sendo aprovado, a pontuação na carteira de motorista será zerada, mas não se engane, ainda será necessário responder pelas infrações cometidas e as multas.
Os condutores que se recusarem a realizar a reeducação continuarão proibidos de circular pelas vias do país, ou seja, sua CNH continuará suspensa.
Além disso, caso continue dirigindo e seja flagrado, a carteira será perdida de forma definitiva.
Todos os condutores que trabalham de forma remunerada utilizando o seu veículo, podem cursar opcionalmente ao chegar em pelo menos 30 pontos.
Agora você sabe que o curso de reciclagem deve ser feito opcionalmente ao ter a pontuação acima de 30 ou obrigatoriamente quando cometer uma infração gravíssima.
Gostou das novidades? Compartilhe esse artigo com seus amigos!