O licenciamento 2022 continua sendo taxa obrigatória cobrada pelos Detrans em todo Brasil.
Quem precisa fazer solicitar ou consultar débitos anteriores, precisa saber todos os passos.
Quando se aproxima o mês de janeiro proprietários de veículos já começam a fazer as contas do IPVA, licenciamento e o seguro DPVAT.
Porém, não é preciso ficar aguardando chegar em casa o carnê para adiantar o pagamento desses tributos. É possível conhecer os valores antecipadamente e se planejar.
Licenciamento 2022
Para que veículos circulem no território nacional, de forma legal, é preciso portar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).
Este documento é renovado todos os anos, mas somente quando se quita os tributos cobrados pelo Detran. Em relação ao licenciamento 2022 é prova da autenticidade do automóvel, moto, caminhão, ônibus, etc.
Confirma o automóvel como matriculado e atende as exigências do CTB. Por isso é tão importante estar quites com a cobrança deste tributo, principalmente quem tem mais de um veículo. Os débitos são acumulativos e sem descontos. O licenciamento 2022 tem valores chegando até 100 reais dependendo de cada estado.
Emissão do Licenciamento pela Internet
Além de conhecer o valor antecipado do licenciamento 2022, é possível levantar as pendências de anos anteriores. Desse modo se baixa um boleto de pagamento. Essa emissão via internet é a maneira mais prática de realizar este processo, veja como funciona:
- Acesse o site do Detran de seu estado;
- No menu escolha o campo “Veículos” e informe a placa;
- Depois procure a opção “Licenciamento” ou “Consultar de débitos“;
- Aparecerá a lista de pendências ou o nada consta relacionado a placa do veículo;
- O próprio sistema apresentará um botão para emissão de guias.
Em alguns estados, também, é possível usar o site da Secretária da Fazenda e baixar os débitos vinculados ao Detran. Neste caso, deve acessar o portal Sefaz e pesquisar sobre tais cobranças. Atualmente existe o app do Governo Federal “Carteira Digital de Trânsito“. Este recurso, além de oferecer a CNH digital, tem aba da CRLV virtual. Dessa forma, é outra maneira de verificar se o veículo tem débitos em aberto.
Quais são as penalidades do não licenciamento?
O não pagamento do licenciamento 2022 incidem em penas de brandas a severas, dentre as principais estão:
- Aplicação de multa gravíssima, equivalente a 7 pontos na CNH;
- Apreensão do veículo (permanente ou temporária).
Sobre as multas, se o motorista for reincidente, por exemplo, incide juros e outras taxas no valor inicial de R$ 293,47. Ter um veículo apreendido também é prejuízo bem alto, pois o proprietário só poderá resgatar o bem depois de pagar todas as taxas do delito, desde a multa até as diárias cobradas pelo Detran. O transtorno de ter o carro parado por muitos dias, não é interessante a ninguém, então, fique de olho nas datas limites.
Datas de vencimento do Licenciamento
O carnê de pagamento do Licenciamento 2022, IPVA, DPVAT e outras taxas é enviado nos primeiros meses do ano. O calendário de vencimento não sofre alterações, normalmente segue dos anos anteriores. Tomando como referência a programação do Detran GO, temos as seguintes datas de acordo com o número final da placa:
- 1 – 30/03;
- 2 – 06/04;
- 3 – 06/05;
- 4 – 04/06;
- 5 – 06/07;
- 6 – 06/08;
- 7 – 03/09;
- 8 – 06/10;
- 9 – 05/11;
- 0 – 30/11.
Estes prazos podem sofrer alterações, conforme as portarias de cada estado. Dentro desses limites, os motoristas podem circular com os veículos sem sofrer penalidade.
Contudo, não é interessante correr o risco. O ideal é se planejar e quitar o quanto antes as cobranças do Detran, sobretudo, o licenciamento 2022.
Documentação necessária do Licenciamento
Ao fazer o pedido da taxa pela web, é necessário ter em mãos o CRLV atual, pois, o sistema pode solicitar o registro do chassi e código Renavam. No caso de atendimento presencial, os documentos a serem apresentados são o CRLV e documento oficial com foto.
Assim, o proprietário tem acesso a todas as pendências registradas em sua placa. Com a informação antecipada, poderá quitar e continuar utilizando seu carro ou motocicleta sem maiores transtornos.