Algumas pessoas já possuem a informação, mas caso nunca tenha procurado saber sobre o assunto, saiba que o carro tem desconto para aposentado.

Porém, existe uma informação básica, mas, pode ser muito valiosa quando se é aposentado. Veja abaixo!

Há uma lei capaz de garantir a isenção de parte dos impostos cobrados pelo governo (Lei N- 8.989, criada em 24 de fevereiro de 1995).

Essa lei é válida para as pessoas nas quais possuem algum tipo de deficiência.

Mas, muitos sequer sabem é essa lei também incluir nesse desconto alguns idosos, portanto pode-se comprar um carro com desconto para aposentado.

Publicidade

No brasil, são mais de 100 milhões de pessoas possuem o direito de obter um carro com desconto, ou seja, tendo a isenção de impostos.

Apesar de idosos estarem inclusos neste benefício, como foi dito acima, não são todos possuidores desse direito, apenas alguns.

No caso são os idosos no qual possuem alguma sequela motora ou física devido a idade, tem problemas na coluna, joelho e quadril.

Portanto, para isso sequer existe alguma lei beneficiando o aposentado na isenção de imposto de algum carro, simplesmente por ser aposentado.

Como foi dito acima, para possuírem esse direito é necessário apresentar alguma sequela e também um laudo médico comprovando isso.

Faça sua consulta Detran AP Online!

Como funciona a aquisição de carro com desconto para aposentado?

Primeiramente, é de muita importância saber que não é apenas o aposentado no qual pode fazer a compra do carro com desconto.

Pois, o aposentado beneficiário do desconto, é um portador de sequelas, normalmente ele sequer tem condições de dirigir o carro.

Sendo assim, é permitido familiares ou responsáveis do aposentado, sejam o condutor do carro, possam fazer a retirada de um automóvel 0 km.

Toda pessoa na qual tem problema de locomoção (a chamada mobilidade reduzida), possui direito a esse desconto na compra de algum carro.

Como por exemplo, portadores de autismo, síndrome de Down, osteoporose, problemas de coluna e etc.

carro com desconto para aposentado

Isso tudo é algo onde facilita muito a vida de quem sofre com algum tipo de problema e até mesmo de quem cuida dessas pessoas.

O problema disso tudo se encontra quando a maioria das pessoas não sabem desse desconto, nem mesmo quem seria o beneficiário do mesmo.

Pois, o governo sequer proporciona as informações necessárias a fim de podermos conseguir passar todo esse processo até realmente adquirir um carro.

Cerca de 50% da população pode ter direito a esse benefício e nem sequer sabe disso. Você mesmo pode ser uma dessas pessoas!

Isso acontece pois o governo, responsável pela lei e a validação de todo o processo de aquisição, não proporciona informações necessárias.

Portanto, é possível não saber da existência deste benefício, e nem mesmo informações auxiliando a passar neste processo de desconto.

O motivo dessa falta de informação aparentemente seria a falta de lucro.

Pois, se mais das pessoas se possuíssem a informação, pagaria um valor muito menor na hora de comprar um carro 0 km de acordo com suas necessidades.

Veja abaixo o passo a passo

Primeiramente, é necessário possuir um laudo médico fornecido pelo médico do Detran, comprovando o direito de poder ter carro com desconto.

Portanto, comprovando a sua mobilidade reduzida ou outro problema incluso no benefício do carro com desconto para aposentado.

Procure uma auto escola na qual possa obter uma carteira de motorista na categoria especial como portador de deficiência.

Porém, dependendo do caso, responsável (caso a alteração não seja feita, não terá direito ao desconto no carro);

Após todo este processo, deverá escolher um carro nacional, no valor de até 70 mil reais a fim de possuir o desconto de 30% do valor total.

Isenções na compra de um carro para aposentado

Há basicamente 3 tipos de isenções e descontos, sendo:

  • IPI deve ser requerida na Receita Federal e o processo pode demorar de 90 a 180 dias;
  • ICMS é feita na Secretaria Estadual da Fazenda (SEFAZ), o processo pode durar cerca de 15 a 20 dias;
  • IPVA é a última etapa do processo. A isenção do IPVA depende do estado onde reside.

Após o emplacamento, possui um prazo de 25 dias para tentar a isenção do IPVA.

Acesse o site da Secretaria da Fazenda para saber mais sobre a isenção do IPVA.

Espero que nossas informações lhe tenham ajudado na aquisição do carro com desconto para aposentado.

Conheça os serviços Detran AM disponíveis!

Rate this post