Segunda Via CNH

A Segunda Via CNH é uma “cópia autenticada” de sua carteira nacional de habilitação (CNH). A CNH é um dos principais documentos de identificação do cidadão, a perca pode incidir em danos a você, pois outras pessoas podem usa-las para fins prejudiciais.

Perdi minha CNH! O que eu faço?

Antes de tudo, verifique os últimos lugares em que passou ou esteve buscando pela sua CNH ou por uma pessoa bondosa que a achou e guardou. Se não encontrar você precisa tomar uma medida mais firme.

Leve seus documentos de identificação (CPF, Identidade, Título de Eleitor) a uma delegacia civil e abra um Boletim de Ocorrência sobre o caso. Este B.O poderá ser necessário na hora de retirar a sua Segunda Via CNH, principalmente se você buscar um ponto do Detran em sua cidade.

Por que solicitar a Segunda Via CNH?

Esta 2ª Via normalmente é retirada quando há alguma perca, extravio ou estrago do documento original, seja por roubo ou por simples descuido. Outros motivos que levam alguém a retirar a Segunda Via CNH é a troca de nome/sobrenome em cartório.

IMPORTANTE: Se sua CNH estiver vencida, a mesma não poderá ser emitida novamente. Você precisará antes passar pelo processo da Renovação da CNH antes de emitir a 2ª Via.

Obrigações necessárias para o procedimento

Existem obrigações necessárias e documentos necessários para que você possa emitir a Segunda Via CNH. São eles:

Das obrigações

  • Estar com sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) dentro dos prazos de validade;
  • Ter a CNH registrada no mesmo município em que irá retirar a Segunda Via;
  • Estar com todos os exames veiculares, médicos e demais de acordo;
  • É importante que o CPF não tenha impresso o número da sua primeira CNH (quase não utilizado);
  • Não possuir nenhuma pendência monetária junto ao Detran de seu estado, seja em IPVA, Licenciamento, Multas etc.

Dos documentos

  • Documento de identificação original, seja ele RG, Passaporte ou Carteira de Trabalho;
  • Documento CPF;
  • Comprovante de Residência (cópia e original). Pode-se usar uma conta de água ou luz autenticada e recente;
  • Foto 3×4 mais recente;
  • Primeira via da CNH em mãos.

Emitindo a Segunda Via CNH pela internet

segunda via cnh

Solicitando sua Segunda via CNH

Não há um local “genérico” para se fazer a emissão da Segunda Via CNH pela internet. Você precisa, primeiramente, acessar o site do Detran de seu estado. Basta pesquisar por “Detran MG”, por exemplo, e acessar o site referido.

Feito isso, busque por áreas ligadas a “ao motorista”, “serviços ao motorista”, “serviços para habilitação” que com certeza encontrará um campo destinado a emissão da Segunda via.

IMPORTANTE: Nem todos os sites oferecem suporte a emissão da 2 via CNH pela internet, muitos deles apenas mostram informações de como recorrer.

Emitindo a Segunda Via CNH pelo Detran do meu estado

Esta talvez seja a forma mais comum de se solicitar uma Segunda via da CNH, indo diretamente a um ponto de atendimento do Detran.

Caso não haja pontos de atendimento do Detran perto de sua cidade, você pode ir diretamente a uma Delegacia da Polícia Civil, levando os documentos necessários para emissão e prosseguir com o serviço.

Outra ideia interessante é juntamente a pontos do PoupaTempo, que não estão em todos os lugares, pois localiza-se no estado de São Paulo. Para aqueles que estão buscando informações sobre o Detran SP, o Poupa Tempo pode ser bastante útil (acesse-o clicando aqui). Ele agiliza a emissão da Primeira Habilitação CNH assim como serviços gerais, como é o caso da Segunda via CNH.

Pin It on Pinterest

Compartilhe!
Receba novas Aulas e Simulados!

Receba novas Aulas e Simulados!

Inscreva-se para receber aulas e simulados gratuitos em seu e-mail!

Obrigado por se inscrever!